Plenejamento de Aposentadoria: quando começar?

O planejamento de aposentadoria é algo extremamente importante para o futuro de qualquer pessoa.

Afinal, quem não quer aproveitar a vida na maturidade, depois de anos de trabalho e de rotina?

Planejar uma boa aposentadoria é sinônimo de investimento.

E fazer qualquer tipo de investimento é sinônimo de preocupação com o futuro.

A realidade é que quem quer se aposentar com qualidade de vida não deve depender apenas da previdência tradicional.

É preciso se organizar com antecedência para garantir o maior conforto possível e uma maior estabilidade financeira.

Mas afinal, qual a idade ideal para começar o planejamento da aposentadoria?

Para se aposentar, é preciso cumprir uma série de exigências da Previdência Social, como idade mínima e tempo de contribuição.

Mas com as mudanças nas leis e com o aumento da expectativa de vida, pode ser que você demore para usufruir dos benefícios.

Por isso, vale a pena pensar em fazer outro tipo de investimento com antecedência para complementar e manter sua qualidade de vida durante a aposentadoria.

Quando começar o planejamento de aposentadoria?

Assim como qualquer investimento a longo prazo, quanto antes começar a ser feito, melhor.

No caso da aposentadoria o melhor momento para começar a planejar é AGORA!

O planejamento da aposentadoria tem como objetivo proporcionar uma vantagem financeira ao contribuinte, garantindo que a qualidade de vida do investidor seja mantida mesmo quando ele parar de trabalhar.

Não são raros os casos em que vemos pessoas tendo que trabalhar mesmo depois de se aposentarem, porque não conseguem viver da renda da previdência.

Isso é muito desgastante, já que depois de passar uma vida inteira contribuindo, esse era o momento de descansar.

Portanto, vale a pena estudar e conhecer os tipos de investimento possíveis para quem quer fazer o planejamento da aposentadoria o quanto antes.

Investimento imobiliário é uma boa opção

Planejamento de aposentadoria
Foto de David McBee no Pexels

Para quem quer começar a fazer esta programação em 2020, uma excelente opção é o investimento imobiliário.

Esse tipo de investimento pode ser feito a partir da aquisição de um imóvel ou da aplicação em um Fundo de Investimento Imobiliário, o chamado FII.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta para o crescimento deste mercado no Brasil, que deverá construir 14 milhões de novas unidades até 2025.

Com a desvalorização da moeda brasileira no momento e queda no juros, o período de 2020 a 2021 será ideal para o investimento imobiliário, já que as unidades serão vendidas a preços mais baixos.

Depois disso, a tendência é que o setor esteja aquecido com uma alta na procura por residências, aumentando o valor dos imóveis e gerando lucro na negociação.

Seja adquirindo um imóvel para vendê-lo posteriormente, para colocá-lo para locação, ou aplicando em um FII que reúne capital para injetar no setor, vale a pena estudar e conhecer mais sobre o investimento imobiliário como uma alternativa para realizar o seu planejamento de aposentadoria.

Artigos relacionados

SELIC

Nova Queda da SELIC

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, conhecido como COPOM, anunciou, nessa quarta-feira, dia 05 de agosto, um novo corte na taxa básica de

A pergunta mais importante

A Pergunta Mais Importante

Você sabe qual é a pergunta mais importante que um investidor deve fazer ao considerar um investimento? Quanto eu vou ganhar? Não. Essa não é a mais importante.