Uma imagem que vale por mil negócios: a relevância da fotografia imobiliária

Dia Nacional da Fotografia
Fotografia profissional é capaz de alavancar os negócios imobiliários

Book do imóvel, tour virtual, fotos que vendem. É notável como o mercado imobiliário passou a entender cada vez mais a dimensão da fotografia profissional para o sucesso dos negócios. A realidade, no entanto, não foi sempre assim, como ilustra Diego Ramos, o primeiro fotógrafo imobiliário do Brasil.

“Minha empresa foi pioneira em fotografia imobiliária no país. Já temos quase 16 anos de atuação e nesse tempo vi a mudança na importância dada a esse tipo de fotografia”, diz ele, que agora acumula dezenas de parcerias com diversas empresas do setor de imóveis. 

O profissional conta que trouxe ao país conceitos e práticas do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, lugares onde já existia fotografia imobiliária. “No começo, ouvia muito dono de imobiliária dizer que achava legal a ideia, mas que o negócio só funcionava lá fora. Hoje, a fotografia imobiliária é essencial.”

Para ele, um fator que comprova a tese são startups como Loft e Quinto Andar enaltecerem a vantagem de terem fotógrafos profissionais disponíveis aos clientes. “Fotografia é informação visual, ela comunica e muito. Então a fotografia hoje tem protagonismo para quem quer vender ou alugar um imóvel, é um mercado que cresce cada vez mais.”

Ramos também salienta o case da imobiliária Souza Gomes, de Juiz de Fora, que em 2017 ganhou o prêmio de melhor site imobiliário do país, no Conecta Imobi. “Na oportunidade eles ressaltaram que uma virada de chave foi quando fizeram o curso de fotografia imobiliária comigo, e ali passaram a investir mais nas fotografias. 

Há vários cases no Brasil de empresas que mudaram de patamar e alavancaram seus resultados, a partir do momento que investiram em fotografia imobiliária, como a Foxter e a Auxiliadora Predial.”

Com relação aos desafios enfrentados durante a pandemia, Ramos aponta que muitas imobiliárias encerraram as atividades por não estarem preparadas para o mundo digital, por falharem no aspecto da comunicação visual. “Alguns negócios prosperaram e outros fecharam as portas na pandemia. Considerando a realidade, o meu conselho é que as empresas imobiliárias invistam em fotografia profissional.” 

No Dia Nacional da Fotografia, a Trend Escola de Investidores celebra os profissionais que atuam no segmento e reforça a importância desse trabalho de excelência na concretização dos negócios imobiliários, lembrando a pertinente frase de J. L. Maleski: 

 “O escritor e o fotógrafo utilizam as mesmas ferramentas, mas enquanto um descreve uma imagem com mil palavras, o outro descreve mil palavras com uma imagem.” 

Saiba mais sobre investimentos

Quer saber mais sobre investimentos e aprender a GARANTIR SUA APOSENTADORIA?

Então faça parte do nosso grupo exclusivo de investidores!

Lá temos um contato direto com os investidores, respondemos dúvidas, repassamos dicas e conteúdos exclusivos. 

Faça parte do nosso grupo no Facebook.

Artigos relacionados

SELIC

Nova Queda da SELIC

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, conhecido como COPOM, anunciou, nessa quarta-feira, dia 05 de agosto, um novo corte na taxa básica de

A pergunta mais importante

A Pergunta Mais Importante

Você sabe qual é a pergunta mais importante que um investidor deve fazer ao considerar um investimento? Quanto eu vou ganhar? Não. Essa não é a mais importante.

Lastro em imóveis

Investir na Moda x Investir em Lastro

Investimentos da moda pipocam a todo momento. Mas na maioria das vezes esses investimentos não tem garantia nenhuma. Já imóveis te garantem segurança!