A integração de conceitos da psicologia com a economia mostra-se cada vez mais primordial para entender o comportamento humano associado ao dinheiro. Isso em razão de que nossas decisões financeiras estão muitas vezes relacionadas a aspectos emocionais e, frequentemente, ignoram a racionalidade, como já apontou o norte-americano Richard H. Thaler, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2017.
Referência na área de economia comportamental, Thaler investiga como as decisões individuais e tendências de mercado são impactadas pela racionalidade limitada, preferências sociais e falta de autocontrole, chegando a afirmar que “para fazer uma boa economia, você deve ter em mente que as pessoas são humanas”.
Dessa forma, um planejamento financeiro que realmente funcione não deve ser apenas a análise dos números, do orçamento, dos valores que entram e saem da sua conta bancária. Embora relevantes, os números são frios. Sendo assim, é preciso, antes de tudo, entender a pessoa que produz esses números, compreender o seu comportamento em relação ao dinheiro.
Entendemos que cada ser humano é único, e não concordamos com a categorização das pessoas em padrões fechados que estamos acostumados a nos deparar, como o modelo de teste de perfil de investidor, com apenas três definições: conservador, moderado e agressivo. Ou os perfis de consumo que trazem os dois extremos: consumista e mão-fechada. Acreditamos que a solução não passa por categorizar as pessoas, ela vai muito além de um teste.
Além disso, os planejamentos financeiros atuais apresentam os conceitos de liberdade financeira, independência financeira e inteligência financeira. Nós queremos trazer um novo conceito, inspirado verdadeiramente na vida das pessoas e seus comportamentos, que é o de Felicidade Financeira. Tal concepção busca apresentar o dinheiro como um aliado para a realização dos seus sonhos, um meio para você alcançar a sua felicidade.
O que achou desse novo conceito que traz o dinheiro como meio e não o fim para a sua felicidade? Já tinha pensado nessa relação entre dinheiro e felicidade? Continue nos acompanhando para descobrir o caminho da Felicidade Financeira e, se quiser mais detalhes, entre em contato conosco!