Você já parou para pensar quantas semanas tem um ano? 2023 especificamente possui apenas 52 semanas. 52 semanas para colocar em prática a lista de metas que você provavelmente fez antes da virada do ano. Dessas 52 semanas, já se passaram duas e talvez você ainda não tenha começado a colocar em prática sua lista de objetivos, por esperar uma segunda-feira oportuna ou um momento “certo” para começar. O fato é que quando olhamos para os 365 dias do ano, parece bastante coisa, mas são apenas 12 meses com 52 semanas e repito, já se passaram 2.
A dificuldade de cumprir as metas ano após ano, esperando o momento ideal ou recursos para começar desmotiva um pouco ao longo da vida, uma vez que, após 365 dias, nós olhamos para trás e não vemos mudanças ou objetivos atingidos, nos levando a crer que os planos são inúteis ou difíceis de serem cumpridos. Isso acaba levando a um círculo vicioso de procrastinação e estagnação.
Imagino que você possa se perguntar: “Mas o que eu poderia fazer para este ano ser diferente? O que eu poderia mudar na minha vida em 2023 para que no dia 31 de Dezembro eu olhe para trás e sinta orgulho das minhas realizações, ou pelo menos de uma das metas da minha lista concretizada?”
Primeiro:
Seja realista. Não adianta, no calor da ansiedade por alguma mudança na nossa vida, a gente colocar no papel as metas sem parâmetros (tempo, recursos, disposição, etc). As metas devem ser possíveis de serem atingidas. Do contrário, apenas geram frustrações. Por exemplo, não adianta eu definir a meta de emagrecer 30kg em um mês. Ou fazer exercícios 2 horas por dia, se eu não tenho esse tempo, ou nunca tive uma rotina de exercícios antes. Bem como definir acabar um livro de 100 páginas em um dia. Então ser realista é basicamente avaliar seus parâmetros de recursos, tempo e disposição para que aquela meta seja possível de ser cumprida.
Segundo:
Comece pequeno. Para emagrecer 30kg, eu preciso perder o primeiro quilo. Para conseguir me exercitar 2 horas por dia, eu preciso me exercitar os primeiros 20 minutos com alguma periodicidade definida (3 vezes por semana, por exemplo). Da mesma forma, se eu quiser terminar um livro de 100 páginas, eu preciso começar pela primeira.
Terceiro:
Dividir para conquistar. Se a minha meta é perder 30kg, ao longo de 6 meses, eu tenho 24 semanas para cumprir esta meta maior. Um pequeno ajuste para viabilizá-la poderia ser emagrecer 24 kg em 24 semanas, me comprometendo mentalmente a emagrecer 1kg por semana. Desta maneira, consigo replanejar minha rotina para corrigir meus hábitos de alimentação e exercícios, atingindo assim uma sequência de objetivos menores que me levarão ao cumprimento da meta: 24 kg em 6 meses. No caso do livro de 100 páginas, se eu definir que vou ler 10 páginas por dia antes de dormir, por exemplo, em menos de 2 semanas ele estará concluído.
Quarto:
Comemore. Não espere o cumprimento da meta maior para sentir a sensação de missão cumprida. A cada pequeno passo, comemore. Isso lhe servirá como combustível para não desistir quando a rotina estiver agitada ou você estiver desmotivado. Uma dica é fazer uma lista de recompensas, coisas simples que você pode fazer para você mesmo como um agrado por ter atingido um dos objetivos. Pode ser um passeio, um momento de lazer ou qualquer coisa que não interfira nos seus próximos objetivos. Outra atitude que lhe motivará lá na frente é tirar fotos a cada objetivo cumprido. Olhar para trás e visualizar os objetivos atingidos sempre lhe ajudará a seguir em frente.
Quinto:
Comece! Objetivos não são atingidos sem atitude e esforço. Quanto mais você procrastinar, mais estará longe de atingir sua meta. Comece agora e ajuste o seu planejamento durante o caminho para que seus objetivos possam ser atingidos da maneira mais realista e organizada possível.
Faltam 50 semanas para a virada do ano. Quantas semanas você precisa para atingir sua primeira meta? O que você pode reorganizar na sua rotina para atingir as pequenas metas que levarão você ao seu objetivo maior? Não é fácil, eu sei. Você vai ter vontade de desistir. Coisas fora do previsto vão acontecer. Mas você deve lembrar sempre que um longo caminho deve começar pelos primeiros passos, e que o mais importante para chegar no fim é não desistir a cada pedra ou barreira que possa aparecer neste caminho. Em qualquer planejamento, busque sempre as pequenas conquistas, assim a cada dia você estará mais próximo da sua felicidade financeira.