Brasil: país dos unicórnios?

Brasil. A nação outrora conhecida como o país do futebol, agora está se tornando famosa por outro motivo: está sendo considerada a nação dos unicórnios.

Exatamente. Muitos unicórnios têm se destacado, em especial as startups quee, digamos, já nasceram grandes, a exemplo do Nubank e do banco Inter.

O Brasil foi o terceiro país em que mais surgiram unicórnios em 2019 segundo estudo do Crunchbase . Atrás apenas dos Estados Unidos e da China, o país ganhou destaque internacional e começa 2020 com a expectativa de aumentar ainda mais esse número.

Gráfico da criação de unicórnios por país.
Fonte: crunchbase news

Por que isso está acontecendo? É o que veremos a seguir.

Panorama Econômico Brasileiro

Depois de alguns anos sofrendo os efeitos de crises sucessivas, a economia do país, ainda que lentamente, já começa a dar sinais de reação.

Tal fato é amplamente constatado não pelo somente PIB (Produto Interno Bruto) que tem previsão de crescimento, mas também pelo desemprego que, mês a mês, tem seu índice reduzido.

Ademais, economistas apontam que as perspectivas para 2020 serão ainda melhores.

Nesse contexto verdadeiramente promissor, empresário voltaram a fazer investimentos que vinham adiando por conta da incerteza de melhora econômica.

O que mudou?

Alguns fatores foram decisivos para que esse otimismo tivesse justificativa:

Lei 13.874/2019 – Lei da Liberdade Econômica

Essa lei veio para desburocratizar processos e destravar a abertura e operação de empresas, tanto que muitos a chamam de Lei das Startups, apesar de não terem sido as únicas a se beneficiarem.

Um exemplo são as empresas limitadas (LTDAs) que também poderão emitir debêntures, alavancando ainda mais o IBOVESPA.

Até a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) deixou de exigir registros em cartórios de títulos e documentos para empresas de sociedade anônima.

Incentivos

Antes acessível só a grandes corporações, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou linha de crédito específica para pequenos empreendedores.

Perfil

Convenhamos. O Brasil é um país de empreendedores. Nosso povo inventa e se reinventa com muita disposição e criatividade.

E com tantas ideias, invariavelmente, surge aquela que se desponta e ganha o mercado com rapidez surpreendente, tornando-se um unicórnio.

Brasil: um país de unicórnios

Ocorre que aqui, graças à junção desses e de outros elementos, a aparição de empresas unicórnios tem se tornado recorrente.

As startups unicórnios, ou seja, com valor superior a R$ 1 bilhão, já têm um volume de ações que alavanca a movimentação do IBOVESPA constantemente, o que atrai investimentos de todos os lados, inclusive de fora do país.

Sim. Os índices do IBOVESPA têm alcançado marcas históricas devido às ações das startups que continuam em franco desenvolvimento.

Mais unicórnios à vista?

Com certeza! Na verdade, já existem outras empresas com crescimento acelerado e que logo também estarão no mercado de capitais, uma vez que a melhora da situação econômica brasileira tem favorecido o surgimento de empresas bem-sucedidas.

Observando tudo isso, chegamos a algumas conclusões:

  • O Brasil voltou a crescer;,
  • Nosso país tem um potencial enorme de desenvolvimento;
  • É uma excelente oportunidade de investir em negócios promissores.

Falando em negócios promissores, os investimentos de fundos de venture capital também têm se multiplicado no Brasil, mostrando que é viável injetar dinheiro em nossa nação.

Esses fundos têm por objetivo auxiliar empresas a se estruturarem, a fim de receber aportes de investidores. Afinal, nem sempre é fácil conseguir crédito. Entretanto, mostrando a viabilidade do negócio, consegue-se aportes para sustentar e desenvolvê-lo.

Dessa forma, funcionando como um hub, a venture capital conecta empresários a investidores. Os empresários para receber valores, e os investidores para aplicar seu dinheiro. O que ambos têm em comum? O desejo de ser mais uma empresa bilionária no país dos unicórnios.

Quer saber mais sobre o assunto? Faça parte do grupo exclusivo dos leitores da Escola e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de investimentos imobiliários!

Artigos relacionados

SELIC

Nova Queda da SELIC

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, conhecido como COPOM, anunciou, nessa quarta-feira, dia 05 de agosto, um novo corte na taxa básica de

A pergunta mais importante

A Pergunta Mais Importante

Você sabe qual é a pergunta mais importante que um investidor deve fazer ao considerar um investimento? Quanto eu vou ganhar? Não. Essa não é a mais importante.