Leitura do Investidor: Atitude Empreendedora

Leitura do investidor foi uma ideia que tivemos em nossa reunião semanal.

Começaremos um novo quadro quinzenal aqui na Escola de Investidores, focado em trazer para você, investidor, algumas dicas de livros importantes para o seu mindset e para pensar nos seus investimentos.

Os livros que analisaremos trazem lições sobre empreendedorismo, finanças, auto-desenvolvimento e é claro, investimentos!

Caso queira sugerir alguma leitura é só comentar nas nossas páginas ou nessa postagem!

Atitude Empreendedora

Atitude Empreendedora é um livro do escritor norte-americano Larry C. Farrel.

Essa obra traz lições de negócios e da vida de uma das maiores ONGs do mundo, a Junior Achievement.

A Junior é uma ONG de empreendedorismo que realiza projetos em escolas de ensino fundamental/médio para ensinar sobre empreendedorismo e inovação.

Atuando em mais de 100 países e com seu trabalho reconhecido como a 7ª maior ONG do mundo

Estrutura do livro

Atitude Empreendedora é divido em prefácio, introdução, capítulos e agradecimento.

A edição brasileira do livro tem o prefácio escrito pelo Jorge Gerdau, presidente da Guerdau, uma das maiores empresas de aço do brasil.

Foi graças ao trabalho de Jorge que a ONG chegou em terras tupiniquins e começou seus trabalhos.

O empresário é um ativista da educação e do trabalho voluntário de longa data.

Introdução

A introdução do livro destaca o que motivou Larry a escrever este livro e o porquê de o trabalho da ONG ser tão relevante.

Empreendedorismo não é apenas sobre criar uma empresa.

É uma mentalidade!

Empreendedorismo é uma maneira de olhar para os problemas sempre procurando a melhor maneira de soluciona-los.

É graças ao empreendedorismo de milhares de trabalhadores que chegamos até aqui.

Na introdução vemos que o livro não é apenas uma história da ONG, é um guia de como adotar uma atitude empreendedora na sua vida.

Capítulos

O livro conta com 13 capítulos e mais 13 formulários ao final.

Esta divisão representa o modelo do programa mais famoso da ONG, o Miniempresa.

Os formulários servem como complemento aos capítulos e são úteis para tornar o conteúdo prático.

Não basta possuir um conteúdo e não aplica-lo, por isso a ONG aposta nessa metodologia de formulários para incentivar os alunos, e nesse caso os leitores, a colocar a mão na massa e partir para a ação!

Os capítulos contam com uma introdução sobre o assunto que será desenvolvido.

Acompanhamos Larry contado a história de grandes personalidades da história como Peter Drucker e Mark Cuban e traz lições de vida e negócios de pessoas tão ilustres.

Ademais da lição e da história cada capítulo traz alguns relatos de ex-alunos da JA que hoje são empresários, políticos, músicos e personalidades famosas.

Esses relatos nos fazem perceber o quão poderoso pode ser o impacto da educaçao.

Da Venezuela até a Arábia Saudita, do Congo aos EUA vemos histórias de empreendedores que transformaram o mundo ao seu redor com as lições aprendidas nos programas da JA.

Lições

Um livro de mais de 300 páginas e com tamanha profundidade não pode ser completamente resumido em um artigo, mas tentarei aqui trazer algumas das principais lições que podemos tirar.

• Empreendedores não são seres místicos destemidos, é normal ter medo e é normal errar ao longo do processo
  • É importante ter muito bem definido o PORQUÊ você está fazendo o que está fazendo. Seja nos investimentos ou na vida em geral
  • Nunca abandone seus valores
  • Automotive-se! Se você depender de motivações externas para fazer o que é preciso a tendência é que você falhe
  • Não é preciso muito dinheiro para empreender ou investir, basta dar o primeiro passo.
  • Tenha muita perseverança! Complete suas metas e tarefas mesmo que ocorram atrasos.
  • Faça algo que você vê propósito. Não precisa investir em uma empresa de carnes se você é vegetariano. É importante ter um sentimento mais forte do que apenas ganância

E por fim, nosso conselho final.

Acredite no seu potencial.

Você é o único representante do seu sonho na face da terra.

E se você não INVESTIR e EMPREENDER no seu futuro, ninguém fará isso por você.