Investimentos Acessíveis

Existem investimentos no mercado imobiliário acessíveis para qualquer um, ou apenas para aqueles que possuem grandes quantias de dinheiro?

É sobre isso que vamos falar hoje:

Esse artigo também está disponível em podcast nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Anchor e Pocket Casts.

Para explicar como um investimento imobiliário pode ser acessível para qualquer um, nada mais fácil do que contar a minha história.

O começo

Eu passei um período sabático morando na Austrália e vi como o investimento imobiliário é uma parte importante e fundamental da previdência complementar das pessoas.

Lá elas investem muito em imóvel pensando na aposentadoria. 

Quando voltei para o Brasil eu já tinha participado de uma grande revolução na forma como as pessoas investiam na bolsa de valores.

Assim, vi que era uma excelente oportunidade de ensinar as pessoas também a investir no mercado imobiliário de uma forma mais direta.

Atuando na na raiz, transformando isso em um investimento mais democrático.

Então, em 2011, fundamos uma incorporadora que abria para os investidores menores a condição de participar como sócio de uma construção.

Imagina você, que tem 100 mil, 500 mil ou 1 milhão investir para construir um prédio que custa vários milhões?

Assim vários investidores foram aportando capital e a gente construiu diversos empreendimentos ao longo de mais de 8 anos no ramo.

Isso foi nos trazendo uma percepção interessante que esse tipo de investimento realmente era mais democrático.

Porém a gente não conseguia elevar isso para todo mundo.

Alcançar mais pessoas

Então começamos a pensar em outras formas de atuar e tornar mais acessíveis os investimentos.

Até que nos deparamos com algumas modalidades que estão acontecendo hoje online como a de crowdfunding imobiliário.

Quando gravamos o vídeo, a Trend estava rodando na plataforma Urbe.me, uma rodada de investimentos.

Essa rodada começou a meia noite do dia anterior e no dia da gravação a já havíamos arrecadado 500 mil reais para o nosso empreendimento.

E algo realmente incrível é que os investidores que colocam dinheiro ali são investidores que investem quantias de 1 mil até 10 mil reais.

Então realmente esses tipos de investimentos são mais acessíveis.

Porque esse é um investimento que normalmente estaria acessível apenas para aquelas pessoas que faziam parte de alguma comunidade, algum grupo que era especializado em formatar empreendimentos imobiliários.

Então dá pra investir com pouco dinheiro …

Seja através de um crowdfunding, comprando uma cota de mil reais, seja através de um fundo de investimento imobiliário, onde alguns têm cotas muito democráticas a partir de 100 reais.

Ou você pode fazer um investimento um pouco maior mas que dificilmente você conseguiria fazer sozinho que é o de construir um prédio em parceria com uma incorporadora se você conhece o dono dessa empresa ou confia nele, enfim, ai uma relação mais pessoal,

Mas, ainda sim, um tipo de investimento muito mais interessante do que simplesmente comprar um imóvel pensando em revender.

Inclusive, esse é o ponto mais importante disso que a gente fez, que foi trazer o investidor de uma ponta de especulação, onde ele comprava um imóvel e ficava esperando o preço do imóvel subir , para ele poder ganhar algum dinheiro, e trazer ele para alguma ponta que gera valor, ou seja, que pensa o empreendimento e a partir disso gera lucro, gera transformação e a criação de uma moradia.

Quer saber mais sobre o mundo dos investimentos?

Então fique por dentro do nosso grupo exclusivo de leitores no Facebok!

Artigos relacionados

SELIC

Nova Queda da SELIC

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, conhecido como COPOM, anunciou, nessa quarta-feira, dia 05 de agosto, um novo corte na taxa básica de

A pergunta mais importante

A Pergunta Mais Importante

Você sabe qual é a pergunta mais importante que um investidor deve fazer ao considerar um investimento? Quanto eu vou ganhar? Não. Essa não é a mais importante.