A previdência complementar em países de língua inglesa

Assim como na nova reforma brasileira, os países de língua inglesa tem uma idade de aposentadoria alta e rendimento baixo. Os investimentos extras são fundamentais para uma previdência complementar.

Para quem já está perto de se aposentar, sabe da importância de estar a par dos acontecimentos atuais sobre a Nova Previdência. Com a Reforma Previdenciária, o Governo propõe uma idade mínima para quem for se aposentar. Atualmente, no Brasil, o tempo de contribuição é de 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres. Essas medidas tornam necessária uma previdência complementar para quem deseja se aposentar com qualidade.

Mas qual a diferença entre a aposentadoria no Brasil e a de outros países, como os de língua inglesa, por exemplo?

E que outras formas de obter renda podem ser válidas para complementar a aposentadoria do INSS ou mesmo substituí-la?

Vejamos no decorrer deste artigo. 

A previdência complementar de outros países em comparação com o Brasil 

Em países desenvolvidos, como os países de língua inglesa, o valor da renda de uma pessoa aposentada, é o equivalente à metade dos mais recentes salários recebidos, com algumas exceções.

Os ingleses recebem pouco, apenas 21% de todo o salário bruto. 

Cada país possui suas regras próprias de aposentadoria e todas, sem exceção, não escapam de alterações à medida que aumenta a expectativa de vida dos trabalhadores. 

A Inglaterra em tempos recentes sofreu intervenções profundas em sua Previdência, e neste país, não há CTPS para os trabalhadores e nem Prova de Vida como tem no Brasil. 

Nos países de língua inglesa há muito tempo a idade para contribuintes era de 65 e 60 para homens e mulheres respectivamente, porém, em 2020, aumentará para 66 anos para ambos, sendo que em 2027, há previsões de que a idade subirá para 67 anos, ou seja, quem começar a trabalhar aos 20 anos, somente poderá requerer aposentaria aos 70 anos. 

Uma melhor forma de garantir aposentadoria sem depender do Governo 

A aposentadoria na Inglaterra, como no Brasil, tem seu cálculo baseado nas contribuições.

No caso dos ingleses, esta é calculada nas contribuições que foram registradas no NINO (National Insurance Number), sendo o tempo de contribuição de 10 anos. 

O valor de pagamento à Previdência vai depender do recolhimento, que pode ser um valor alto ou baixo, dependendo do adicional que for recolhido, se for maior ou menor que o fator previdenciário. 

Tabela alíquota previdência. É necessária uma previdência complementar.

Assim, se torna claro que para ter uma aposentadoria mais tranquila, é preciso fazer de tudo para não depender do INSS, pois é um sistema falido. É importante procurar alternativas. 

Investimento imobiliário como solução 

Um benefício do INSS não tem se mostrado como uma solução perfeita para poder viver uma vida confortável e ter o suficiente para se sustentar.

Cada vez mais as pessoas terão de trabalhar mais para poder ter um valor decente para se manter. 

Assim, é de grande importância pensar em alternativas e se preparar o quanto antes para quando chegar a “melhor idade”, não precisar depender do INSS 

Geralmente, a primeira coisa que muitos pensam como alternativa, são os Planos de Previdência Privada.

Mas estes ainda se mostram menores em comparação com outras fontes de renda, pois o custo deste é bastante elevado, com benefícios que não prometem o que cumprem.

A solução são os investimentos imobiliários. 

Por que investir em imóveis?

Investimentos imobiliários são formas mais seguras de obter uma renda complementar, por meio de aluguéis. 

Embora ainda seja um meio pouco explorado, esta é uma das melhores formas de garantir uma renda sólida.

A Aposentadoria Imobiliária valoriza o dinheiro investido, visto que imóveis são itens que se valorizam com o passar do tempo. 

É bem simples este tipo de investimento.

É preciso adquirir os imóveis e colocá-los para locação.

Certamente, exige-se um alto investimento inicial, pois é preciso comprar os imóveis primeiro, o que muitos podem achar que não é algo acessível a todos. 

Mas uma dica importante neste sentido, é informar que na maioria dos casos não é preciso investir uma grande soma inicial e muitas vezes, não há necessidade de financiamento por bancos e nem restrições.

Melhor ainda é saber que o valor do aluguel poderá servir para pagar as prestações da casa ou apartamento investido. 

Um imóvel é uma forma de garantir uma boa renda como aposentadoria, pois não se perde e sofre menos com oscilações econômicas e inflações, além do que a renda que se recebe é imediata, enquanto os planos de previdência privada não geram renda assim tão rápido. 

Existem muitas outras vantagens em se investir em imóveis, além, claro, de poder contar com uma melhor aposentadoria para a vida toda e ainda deixá-la para seus herdeiros. 

Quer saber mais sobre este assunto? Então faça parte do grupo exclusivo de leitores da Escola!

Artigos relacionados

A pergunta mais importante

A Pergunta Mais Importante

Você sabe qual é a pergunta mais importante que um investidor deve fazer ao considerar um investimento? Quanto eu vou ganhar? Não. Essa não é a mais importante.