Atração possibilitou o esclarecimento de dúvidas sobre o panorama atual do setor.
O investimento no mercado imobiliário nunca esteve tão em alta, despertando cada vez mais o interesse de diversos públicos. A palestra “Investimentos Imobiliários: os segredos de quem investe” foi um reflexo desta grande procura, ao lotar o auditório do Salão Pense Imóveis 2012, que conta com capacidade para 60 participantes.
Solucionando as principais questões em discussão no mercado atual, esteve presente no Salão Pense Imóveis 2012 Rafael Severo, proprietários da Escola de Investidores, com matriz em Porto Alegre.
Iniciando a palestra, foram apresentados os principais focos de atenção para quem pretende investir no mercado imobiliário em 2012, atentando para a evolução do perfil do comprador de imóvel hoje e como será em 2023, ano que, segundo projeções econômicas, terá o maior pico de compra de imóveis da próxima década: “Se hoje temos, em maioria, compradores de imóveis na faixa dos 35 anos de idade, veremos esse cenário abranger um nicho de 25 a 45 anos, nos próximos tempos”, afirmou.
Como potencial aposta do momento, Rafael citou o atual mercado hoteleiro de Porto Alegre, que não tem conseguido atender as demandas. “É necessário investir em empreendimentos nessa área, não apenas pelas necessidades geradas pela Copa do Mundo de 2014, mas pela demanda existente desde agora, que não consegue ser atendida plenamente”, alerta.
Ao falar de um dos temas mais aguardados da tarde, a compra de um imóvel na planta, Rafael Severo, afirmou que hoje o mercado não está mais favorecendo quem investe nesse segmento para revenda após a finalização das obras: “Para quem compra na planta para morar está fazendo um ótimo negócio, pois terá ganho patrimonial garantido. Já quem pretende revender, não está com muitas vantagens pois o imóvel passa a competir com outros empreendimentos, até mesmo com os da mesma construtora da qual comprou”, alerta.
A palestra também favoreceu os iniciantes no ramo do investimento. De acordo com Rafael, quem pretende entrar no segmento deve apostar no conhecimento prévio do mercado, através de fontes confiáveis: “O novo investidor deve apostar no conhecimento de fontes oficiais, nas tradicionais imobiliárias de bairro e é claro, no dos investidores mais experientes”, aconselha. Outro fator que deve ser levado em conta, segundo Rafael, é a forte tendência dos investimentos coletivos: “De acordo com o movimento de mercado atual, aconselho o iniciante a entrar em investimentos com um grupo de amigos confiáveis, não sozinho”, defende.
A dupla de palestrantes elucidou ainda dúvidas sobre investimentos em leilões, barganha, impostos e fundos de investimentos. Neste domingo, 24 de junho, está confirmada a sequência da palestra de hoje, ministrada pela Escola de Investidores. O tema que dá continuidade é “Como será o futuro para os investidores imobiliários”, às 17h, no auditório do evento que ocorre até segunda-feira, dia 25, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul.
Fonte: www.salaopenseimoveis.com.br