Mercado aquecido na capital gaúcha

Muitos são os indícios de que o pessoal das imobiliárias em Porto Alegre (RS) vai trabalhar em ritmo acelerado durante 2013. O mercado de imóveis na capital gaúcha segue a tendência de evolução que se vê nas principais cidades do País. Um dos indicadores é a taxa de velocidade de vendas desenvolvida pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil, no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), baseada na relação das vendas sobre as ofertas. Em novembro do ano passado, a marca foi de 8,42%, superior ao registrado no mês de outubro (8,24%) e em novembro de 2011 (8,13%).

O avanço também é explícito quando se compara o volume de vendas. As 500 unidades negociadas em novembro do ano passado representaram aumento de 10,13% sobre a comercialização do mês anterior, com 454 unidades. O salto é ainda mais expressivo em relação a novembro de 2011, quando foram negociadas 328 unidades. A elevação nesse período de um ano chegou a 52,44%. Tal crescimento contribuiu para que se garantisse superávit nas estatísticas de valores acumulados. Entre dezembro de 2011 e novembro de 2012, o Sinduscon-RS contabilizou a negociação de 4.870 unidades, número 5,07% acima das 4.635 unidades vendidas entre dezembro de 2010 e novembro de 2011.

Outro levantamento significativo realizado pelo Sinduscon-RS, o XIV Censo do Mercado Imobiliário, diz respeito ao perfil da demanda no setor. Dados apresentados pela entidade no início do segundo semestre do ano passado deixa clara a predominância dos imóveis residenciais. Das 6.573 unidades novas que estavam à venda no mês de agosto, 94,92% eram destinadas a moradias, com maioria esmagadora composta por apartamentos (5.810 unidades, ou 88,39%).

Apenas dez bairros respondiam por quase metade das unidades em oferta (46,33%). Em agosto do ano passado, 3.061 novos imóveis estavam distribuídos por Jardim Carvalho, Mario Quintana, Partenon, Passo das Pedras (Protásio Alves), Petrópolis e Sarandi, como principais destaques, seguidos por Ipanema, Jardim Itu Sabará, Lomba do Pinheiro e Passo da Areia.

O balanço feito pelo Sinduscon-RS revela ainda grande participação de determinado público entre os compradores. Assim como vem acontecendo em diversos grandes centros do Brasil, a emergente classe média tem se tornado cada vez mais presente nas negociações do mercado imobiliário. O sonho da “casa própria” é prioridade para as famílias que têm conseguido melhorar sua condição financeira e aumentar o poder aquisitivo. Desde 2010, o Censo realizado pela entidade tem registrado maior demanda por apartamentos de dois dormitórios. E, nos últimos quatro anos, tem se tornado mais significativa a oferta de unidades com valor máximo de R$ 157 mil.

Artigos relacionados

A pergunta mais importante

A Pergunta Mais Importante

Você sabe qual é a pergunta mais importante que um investidor deve fazer ao considerar um investimento? Quanto eu vou ganhar? Não. Essa não é a mais importante.