Financiamento Imobiliário atrelado ao IPCA: Vale a Pena?

O novo modelo de financiamento atrelado ao IPCA traz vantagens para quem deseja investir em imóveis com mais facilidade e menor comprometimento de renda.

Um dos investimentos mais buscados nos EUA por alguém que quer começar a construir um patrimônio sólido e ganhar dinheiro com isso é o financiamento imobiliário atrelado à inflação. No entanto, ele tem tempo e uma maneira para acontecer. Agora já é possível algo similar no Brasil, com o financiamento atrelado ao IPCA.

O que quer dizer financiamento imobiliário atrelado ao IPCA?

Ao atrelar um financiamento imobiliário ao IPCA, a taxa real de juros pode ser mais baixa.

Recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou novas taxas para o mercado imobiliário indexado à inflação.

Os valores para os funcionários públicos vão de 2,95% ao ano + IPCA e chegam até a 4,95%. Varia também dependendo do relacionamento do tomador com o banco e seus valores de entrada.

O Sistema Financeiro de Habitação (SFH), utilizado para financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão, têm correção pela Taxa Referencia (TR) que está zerada no momento.

Como o financiamento atrelado ao IPCA é corrigido diretamente pela inflação, e as expectativas para os próximos anos é de uma inflação controlada, esse pode ser um bom momento para financiar um imóvel com este modelo.

Os juros efetivos anuais desta nova modalidade estão em 6,66%, assim sendo menor do que o cobrado pela Caixa que está em 8,5%

Vantagens do financiamento pelo IPCA.

A maior vantagem do crédito atrelado ao IPCA é de fato a prestação inicial ser mais baixa. O sistema tradicional já prevê a redução das parcelas, porém a primeira sempre é a mais elevada.

Assim esse benefício pode gerar o poder da compra imobiliária a famílias cuja renda não permitiria acessar o sonho da casa própria.

A renda mensal para conseguir o financiamento atrelado ao IPCA cai de R$ 8.315 para R$ 4.530, em um modelo de crédito em 360 meses.

Tabela da mudança do financiamento imobiliário atrelado ao IPCA
Tabela das mudanças no financiamento imobiliário atrelado ao IPCA

Riscos precisam ser previstos antes de optar pelo financiamento.

Ainda que o poder de compra cresça entre a população, por se tratar de um modelo de financiamento que mexe diretamente com a inflação, o risco do aumento no valor da parcela precisa ser considerado.

Não existem, atualmente, previsões que a Taxa Referencial saia do zero. Entretanto, seu valor é definido pelo Banco Central e o Conselho Monetário Nacional, podendo gerar mudanças a qualquer momento.

Nesse sentido, a inflação medida pelo IPCA é mais transparente pelo fato da correção se dar pelo índice oficial.

No entanto, é impossível saber como este índice estará em períodos mais longos e em 30 anos, a inflação pode disparar.

Hoje a inflação está fixa em 3,71% com uma meta de 4,00% e previsão de até 3,60% para 2020, mas há poucos anos ficou em 10,67%.

Assim, a alta da inflação pode ser um risco grave para quem não tem um orçamento preparado, facilitando o acúmulo de dívidas.

Profissionais do setor aconselham o modelo de financiamento atrelado ao IPCA em casos onde o valor poderá ser quitado em até 10 anos, onde o mercado imobiliário pode demorar a mudar de figura, considerando a valorização de novas regiões.

Quer saber mais?

Faça parte do nosso grupo exclusivo de leitores da Escola!