Contribuição Definida x Benefício Definido em 2020

A contribuição definida e o benefício definido são planos diferentes de aposentadoria.

Em outubro de 2019, foi aprovada a Reforma da Previdência, que já está em vigor.

Como muitos sabem, esta reforma afetou os valores pagos das aposentadorias e das regras de concessão.

Além da aposentadoria pelo INSS, sempre houve a opção de fazer um plano de previdência privado e, agora, e passa a ter destaque na hora de complementar a renda futura após esta Reforma e também para assegurar mais qualidade de vida.

Antes de explicarmos o benefício e a contribuição definida, vamos relembrar como funciona este tipo de previdência.

Previdência Complementar

A previdência complementar ou privada tem o objetivo de gerar renda no futuro quando o trabalhador se aposentar, estamos falando de reserva e investimento.

Em longo prazo, aplica-se um valor mensal que renderá juros e formará uma reserva financeira, em que se pode investir com qualquer idade. Assim, temos a possibilidade de uma tributação regressiva, pois quanto mais alto for o período do investimento feito, mais o imposto de renda tende a recuar.

Antes de começar a aplicar dinheiro, as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) oferecem modelos de planos, como mostraremos a seguir.

Plano de benefício definido (BD)

Este plano é composto de mutualismo contributivo, onde o custo é distribuído entre o patrocinador, os participantes e assistidos, diante da aplicação das contribuições sobre a remuneração de cada um.

Basicamente, neste plano temos a divisão de custos entre todas as partes e os participantes mais jovens ficam responsáveis por uma parcela do custo dos mais velhos e próximos de se aposentar.

Para se ter equilíbrio, é necessário a revisão permanente dessas contribuições antes de estabelecer o valor definido do benefício, para que assim, o custo do plano seja do participante e do patrocinador.

Por fim, no plano de benefício definido, o valor do benefício que cada participante receberá é predeterminado no momento da contratação do plano.

Plano de Contribuição Definida (CD)

Já no plano de contribuição definida, como seu próprio nome diz, trata-se da acumulação de contribuições que serão transformadas em benefício.

Neste plano, somente o tamanho da contribuição é decidida, pois o benefício do participante é definido no momento em que ele se aposenta, tendo base na quantidade de recursos livres que ele contribuiu.

De caráter individual, cada participante tem sua própria conta onde são contabilizadas as contribuições pessoais e aquelas feitas pelos patrocinadores.

O valor deste benefício é permanentemente ajustável e dependerá do tempo de participação no plano, do nível de contribuição e os ganhos e perdas em investimentos.

Há também a Contribuição Variável (CV), que mistura os dois planos acima. Nela, o participante estabelece sua contribuição mensal e o valor do benefício é o resultado deste investimento. Fica por conta do participante o valor de sua contribuição e da renda futura estimada por ele.

De onde retirar o valor para o investimento?

Aplicar renda proveniente de um Fundo de Investimento Imobiliário, por exemplo, pode ser uma opção para quem deseja gerar renda.
Outra opção é a renda proveniente de um imóvel.

Quando se tem um empreendimento em que você recebe uma renda mensal e não usará o dinheiro para pagar contas, é hora de investi-lo.

A renda mensal dos aluguéis pode ser uma segurança do dinheiro aplicado na previdência privada.

Por isso, são muito utilizados por serem viáveis e regulares quando se trata do investimento para o conforto futuro.

Saiba mais sobre investimentos

Quer saber mais sobre investimentos e aprender a GARANTIR SUA APOSENTADORIA?

Então faça parte do nosso grupo exclusivo de investidores!

Lá temos um contato direto com os investidores, respondemos dúvidas, repassamos dicas e conteúdos exclusivos. 

Se você ainda não faz parte da nossa lista VIP aproveita que a lista já está com menos de 10% de espaço. 

Artigos relacionados

A pergunta mais importante

A Pergunta Mais Importante

Você sabe qual é a pergunta mais importante que um investidor deve fazer ao considerar um investimento? Quanto eu vou ganhar? Não. Essa não é a mais importante.

Ansiedade nos Investimentos

Como Lidar com a Ansiedade nos Investimentos

Ansiedade nos Investimentos Ansiedade nos investimentos é algo extremamente comum para o investidor iniciante. Tomar decisões por impulso é pedir para ter problemas com os