As #3 Armadilhas Que Você Deve Evitar Quando Investir Em Imóveis

Entenda quais são as armadilhas mais comuns para o investidor neste mercado.

Quando o assunto é investimento em imóveis temos que ter duas ideias em mente sempre: #1 – qual modalidade e #2 que estratégia adotaremos.

Há muita gente que pensa que investir em imóveis é sinônimo de lucro no longo prazo. Eles acreditam, muitas vezes inconscientemente, que no longo prazo os imóveis sempre irão valorizar. Como já diz o velho ditado:

“Quem compra TERRA, não ERRA”.

De certa forma é verdade, pois vivemos numa economia que tem inflação, na qual, em geral, todos os preços dos produtos aumentam e isso também vale para imóveis.

Contudo, quando somos investidores, não podemos nos dar ao luxo de depender ganhar somente com a correção monetária. Como investidor temos que buscar por maiores rentabilidades, caso contrário, é melhor manter seu dinheiro na poupança.

Por isso, selecionei as #3 armadilhas mais comuns ao investir nesse mercado. Vamos a primeira.

Armadilha #1 – Reformas que Não tem fim

Quando a modalidade que você escolheu é construção ou reforma e é você quem está gerenciando a obra/reforma, é importante criar e manter as datas limites, as datas de entrega. O principal fator, em minha opinião, para o prejuízo em obras e reformas é a falta de organização e consequentemente o atraso no fim das obras.

Isso se torna mais preocupante quando a obra parece não ter fim, e se estende por 6 meses, ou 1 ano a mais que o previsto. Acaba acarretando prejuízo não somente por gastos maiores em mão de obra, mas também em dinheiro que não entra em caixa (visto que você não pode alugar ou vender nesse período de atraso).

Busque um empreiteiro de qualidade, que já tenha uma equipe consolidada, que atue com ele há algum tempo e uma estrutura mínima que lhe permita cumprir as garantias em caso de vícios e defeitos na obra que ele executou.

Cuidado com aquele empreiteiro informal, que faz as contas no papel de pão e vai chutando as quantidades. Isso significa obra com orçamento estourado na certa. Aceite isso ou prepare-se para o estresse caso opte por esta alternativa.

Armadilha #2 – Comprar Na Planta e o imóvel não valorizar

Isso pode acontecer quando você compra algum imóvel na planta pelo seu valor normal de mercado e espera que ele vá valorizar devido a possíveis melhorias na região. Contudo, nem sempre essas melhorias acontecem no tempo esperado.

Isso aconteceu com diversas pessoas que compraram imóveis em regiões que seriam impactadas pelas obras da Copa e essas melhorias não chegaram no prazo imaginado.

O investidor que compra um imóvel na planta para revenda não pode contar com melhorias de longo prazo. Seu foco deve ser em regiões consolidadas e com boa velocidade de venda do estoque imobiliário.

Quem compra na planta com a estratégia de revender e acaba em uma situação como esta, acaba tendo que estudar outras alternativas, seja negociar com a construtora para não levar uma multa muito alta caso não consiga revender até a entrega das chaves ou deve resignar-se e entrar em financiamento, tentar alugar o imóvel e buscar com calma o seu preço na revenda.

Lembrando que essas são todas o que eu costumo chamar de “saídas honrosas” de um investimento deste tipo.

Por falar em “saídas honrosas”, gravei um vídeo muito interessante sobre como investir em imóveis na planta no qual abordo esse tema. Para assistir basta dar o play. 😉

Armadilha #3 – Aluguel muito baixo (ou imóvel muito caro?)

Quando queremos investir com o objetivo de obter renda ao alugar um imóvel, temos que focar exatamente na renda que esse tem potencial para gerar, e não necessariamente nos atributos físicos ou no volume financeiro do negócio.

Ouço com uma certa frequência, principalmente de corretores que representam grandes investidores, que seus clientes preferem comprar imóveis maiores, pois a renda obtida em negócios menores é pequena e não atenderia a necessidade de seus clientes.

O que poucos se dão conta ou simplesmente ignoram por variados motivos é o fato de que o que o investidor realmente necessita é um rendimento atrativo sobre o capital investido, o que pode ser construído com uma carteira de vários imóveis, ao invés de tentar resolver a vida com poucos negócios com a intenção de se incomodar menos. Por esse motivo que existem as administradoras de imóveis, para ajudar aos investidores a rentabilizarem sua carteira e manterem-na locada, independentemente do tamanho da mesma.

Outro ponto aí, é a simples argumentação que vejo, até como um autoengano por parte de diversos investidores, de que por fatores como localização e padrão isso justificaria pagar bem acima do que um imóvel valeria, o que acaba comprometendo a renda potencial que ele gera.

Normalmente, é possível alugar um imóvel residencial por 0,5% a.m. do valor de mercado deste. Se formos pensar, esse valor é muito baixo, e só é mais atrativo que a poupança pelo fato de corrigir pela inflação.

Isso significa um custo de oportunidade enorme, pois pode ser mais vantajoso ter seu dinheiro seguro no banco e rendendo a mesma quantia, ou até mais, a menos que o investidor conheça as estratégias que viram a mesa deste jogo e tornam a rentabilidade do imóvel imbatível.

Uma dica simples para começar a virar a mesa é encontrar formas de comprar seu imóvel por menos que ele vale. Desta forma a rentabilidade, que antes era de 0,5% a.m., vai aumentar drasticamente.

Conclusão…

Essa lista poderia ser “bem” mais longa. Mas decidi acabar por aqui para não nos estendermos muito. A mensagem que estou tentando transmitir aqui é única e simples:

Investir em imóveis, embora tenha algumas armadilhas, é possível e você pode ter sucesso fazendo isso se estiver atento ao que está fazendo.

Há riscos e você deve estar ciente deles. Aprenda sobre o negócio, pois assim, os riscos serão minimizados e você poderá fazer negócios lucrativos.

O simples fato de haver risco não deve ser um problema para o investidor disposto a aprender o que é preciso para fazer ótimos investimentos. Lembre-se:

Quanto maior o seu conhecimento sobre o assunto menor é o risco que você corre e maior é a possibilidade de lucros!

Portanto, se você está disposto a começar a levar a sério sua educação no mundo dos investimentos imobiliários, siga a nossa página no Facebook e receba dicas atualizadas sobre investimentos imobiliários.

Por fim, se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo, compartilhe com seus amigos no Facebook e fique à vontade para publicar no seu site ou blog (contanto que divulgue a fonte!)

Sua opinião é importante.

Sucesso nos investimentos!

Artigos relacionados

A pergunta mais importante

A Pergunta Mais Importante

Você sabe qual é a pergunta mais importante que um investidor deve fazer ao considerar um investimento? Quanto eu vou ganhar? Não. Essa não é a mais importante.

Ansiedade nos Investimentos

Como Lidar com a Ansiedade nos Investimentos

Ansiedade nos Investimentos Ansiedade nos investimentos é algo extremamente comum para o investidor iniciante. Tomar decisões por impulso é pedir para ter problemas com os