5 Perguntas e respostas sobre investimentos

1) Como estimar se é mais vantajoso financiar um imóvel ou continuar pagando aluguel e guardar dinheiro para a aquisição?

 

 

Em ciclos nos quais o preço dos imóveis permanece estável é possível realizar um planejamento e juntar dinheiro para realizar a compra, pois com o preço dos imóveis estável normalmente as aplicações financeiras superam a valorização desses bens. Com o recente boom do mercado, quem tinha este plano acabou adiando o sonho, pois a valorização dos últimos cinco anos não foi acompanhada por outras aplicações. Ou seja, o dinheiro guardado valorizou menos que o preço dos imóveis.

 

2) Os leilões são uma boa opção para um investimento?

 

Leilões são uma alternativa para adquirir imóveis de investimento. O investidor deve procurar um advogado que conheça o assunto para ser seu consultor, uma vez que é preciso entender bem o ‘pacote’ que se está comprando. Também é preciso conhecer o tempo de maturação do negócio após os leilões, inserir prazos de reformas, finalização de procedimentos legais, prazo de execução de ordem de despejo etc. O investidor, quando vai ao leilão, tem que estar preparado e ciente de que o seu lucro vai ser garantido por seu nível de preparação anterior ao evento, sendo o pregão em si apenas a consumação de seu investimento. É importante ter ciência do limite que se pode chegar para obter a taxa de retorno esperada. Se os lances ultrapassarem estes valores, o investidor se retira da disputa. Isso é comum em disputas em que há compradores interessados em usar cartas de crédito para comprar o imóvel a fim de residir nele.

 

3) Imóvel deve ser sempre encarado como investimento de longo prazo?

 

Um investimento em cotas de incorporação e de terrenos termina quando forem concluídas as vendas das unidades. Sempre há maneiras de agregar valor ao imóvel, seja permutando terreno por mais valor em área construída, seja investindo nas oportunidades que a abundância de crédito oferece no momento.

Grandes escritores de educação financeira dizem que o bom investidor investe em fluxo de caixa, este é o caso do investimento em cotas de incorporação, onde o investidor aporta um determinado valor de acordo com o cronograma de custos de um empreendimento e recebe o dinheiro de volta ou diminui suas necessidades de aporte conforme o andamento das vendas.

Portanto, esse mercado permite o desenvolvimento de projetos e apresenta inúmeras formas de retorno, seja no longo ou no médio prazo. Vale estudar as oportunidades.

 

4) O que conta para que financiar um imóvel com o interesse de alugar seja um negócio rentável?

 

Esta é uma opção para quem quer aumentar o patrimônio e fazer dele uma fonte de renda. Com a facilidade de crédito imobiliário, temos a opção de financiar parte do valor do imóvel com um banco e utilizar o aluguel para quitar as parcelas. Deve-se, entretanto, levar em conta a liquidez que esse imóvel terá e a taxa de retorno para o investidor. Para o negócio ser bom a taxa de retorno anual em aluguel, descontadas as despesas e um fundo de reserva para eventuais manutenções e períodos de vacância, tem que superar a taxa de juro cobrada pelo banco. Ainda, deve ser muito bem avaliado o nível de vacância da região, que é o percentual de imóveis não alugados, se é uma região em que há demanda potencial de imóveis para alugar, se há atrativos para um futuro morador ou para quem queira instalar um escritório na área.

5) Imóvel novo ou usado: o que é melhor para quem pensa em alugar ou revender?

 

 

 

O valor dos usados subiu pela valorização do mercado. O imóvel novo tem a vantagem de poder ser adquirido com desconto em uma tabela inicial com pagamentos mais baixos durante a obra. Após esse período o imóvel tende a valorizar. No entanto, imóveis usados muitas vezes representam a oportunidade do investidor agregar valor com uma reforma, que muitas vezes sai mais barata que a diferença entre o valor de um imóvel novo em relação ao usado. Desta forma, o investidor paga menos por um imóvel usado, ajeita, e cobra praticamente o mesmo aluguel que se cobraria para um imóvel novo. Para revenda é muito comum a operação descrita acima, porém, exige do investidor paciência e tempo para investigar e encontrar boas oportunidades. Se a intenção é realizar uma operação mais longa, vale estudar a possibilidade de investir num novo, avaliando fatores como potencial de valorização da região, prazo para entrega do empreendimento, valor do metro quadrado etc.

Artigos relacionados

A pergunta mais importante

A Pergunta Mais Importante

Você sabe qual é a pergunta mais importante que um investidor deve fazer ao considerar um investimento? Quanto eu vou ganhar? Não. Essa não é a mais importante.