O investidor e as mudanças no mercado imobiliário

Enquanto se viu nos últimos anos um boom nos lançamentos imobiliários de diversos portes e voltados para diferentes públicos, agora nota-se que houve uma estabilização no segmento. O especialista em investimentos no mercado imobiliário Rafael Severo interpreta este momento.

Nas últimas semanas, muitas pessoas têm nos questionado o porquê de o mercado imobiliário está desaquecendo. A diminuição no número de lançamentos e nas vendas preocupam o investidor do setor.

Isto está acontecendo por algumas variáveis. As grandes incorporadoras do mercado se capitalizaram na bolsa de valores desde o ano de 2006. A partir daí, foram em busca de terrenos para realizar suas construções e utilizar o caixa disponibilizado pelos seus acionistas. No entanto, o preço dos terrenos sofreu um aumento considerável com tamanha procura nos últimos anos, inviabilizando muitos negócios e novos empreendimentos atualmente.

Outro fator de avaliação, no nosso ponto de vista, é que as construtoras realizaram muitos investimentos em terrenos e novas obras, mas ainda não receberam integralmente o pagamento das vendas. A maior parte do dinheiro da venda de um imóvel em construção vem com a liberação do crédito bancário, que ocorre somente no término da obra, com a liberação do habite-se. A falta de mão de obra na construção civil e problemas burocráticos em órgãos públicos, são apenas alguns dos motivos que têm contribuído para postergar este prazo.

Existe também uma nova realidade no mercado imobiliário. Muitos investidores de imóveis na planta não estão conseguindo revender os seus imóveis antes da entrega das chaves. Como alguns não estão preparados para assumir um financiamento, acabam devolvendo o imóvel à incorporadora. Dica: esta é uma ótima oportunidade para quem está procurando imóveis novos para morar.

Portanto, a redução dos lançamentos tende a ser um período novo que começamos a presenciar no mercado, enquanto as construtoras esperam uma recapitalização. Isto vai ocorrer quando os recentes empreendimentos forem entregues e suas vendas realizadas. Desta forma, começaremos a ver um reequilíbrio entre demanda e oferta e, além disso, muitas das incorporadoras voltando ao seu foco original de atuação.

O investidor deve estar atento diante deste novo cenário

Para quem quer investir em imóveis na planta, é fundamental que avalie o seu potencial de renda para financiar o imóvel caso não consiga revender. Também é muito importante saber que o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) reajusta mensalmente todo saldo devedor durante a obra e não apenas a parcela. Além disso, o valor de compra deve estar abaixo do valor de imóveis prontos na mesma região, pois o ganho ocorre com a valorização do imóvel.

O investidor também pode ser o proprietário de um terreno. Ao invés de vendê-lo, ele o troca com uma construtora e recebe unidades construídas, agregando valor ao seu patrimônio. Este costuma ser um negócio muito seguro e rentável para o proprietário da área. O importante é negociar um preço justo, que viabilize a concretização do negócio.

Outra alternativa é a participação como sócio de um empreendimento, ajudando a financiar a construção conforme o andamento da obra. O investidor recebe uma participação do lucro obtido com as vendas das unidades, proporcional a sua fração.

Caso você tenha dúvidas e queira saber mais sobre investimentos imobiliários, entre em contato conosco através do e-mail contato@escoladeinvestidores.com.br, será um prazer ajudá-lo a se tornar um investidor de sucesso!

Artigos relacionados

imóveis na planta

Imóvel na planta ou pré-lançamento?

Se você está iniciando sua jornada no mundo dos investimentos imobiliários, é bem provável que tenha ouvido falar das modalidades de investimento em imóvel na

Depoimentos do curso Acelera

Fala Investidor! Aqui é o Rafael Severo, e quero compartilhar com você uma das minhas maiores alegrias com a Escola de Investidores, que é o