Liberdade Financeira: o legado de Andrew.

Os grandes homens da história. Os grandes transformadores.
Nestes, volta e meia, esbarramos ao longo de nossas vidas, através do seu legado.

Vejamos um pouco do legado de um desses grandes empreendedores:

  • Ajudou a erguer mais de 2.500 bibliotecas públicas como a da foto aqui embaixo.

independencia_financeira_andrew_carnegie_legado

  • A participação de sua fundação na criação do programa infantil Vila Sésamo.
  • Luta pelos direitos humanos, contra o racismo e inclusão de imigrantes nos Estados Unidos.
  • Sua influência no fim da Guerra Fria.
  • Seu patrocínio ao ensino e a ciência.
  • Suporte a pesquisa que desenvolveu a insulina.

As coincidências da vida (ou não)

Quem me acompanha há algum tempo, sabe que, além de educador financeiro, atuo como investidor do mercado imobiliário e empresário da construção civil.

O que poucos sabem, é da grande quantidade de desafios que já enfrentei e ainda enfrento como empresário deste setor.

No entanto, como um bom empreendedor, ao invés de ficar reclamando em um canto, fui atrás de referências e tecnologias que pudessem nos ajudar a contornar os obstáculos deste setor.

Não foi que esbarrei, durante minha procura, em uma solução que teve sua origem na audácia e visão empreendedora de um desses grandes homens?!

O nome atrelado a essa solução era o de Andrew.

O mais incrível é que já havia lido demais a seu respeito nos melhores livros de educação financeira aos quais tive acesso desde o início de meus estudos nessa área.

E claro, não me espantei nem um pouco ao conectar os pontos, pois ele deixou um legado para você muito superior a uma solução construtiva.

Claro, a tecnologia também foi bacana, pois viabilizou a expansão urbana dos Estados Unidos no último século, mas não é esta parte de seu legado que poderá transformar a sua vida.

O legado

E sabe o que mais?

Não foi nada do que descrevi acima que ele lhe deixou como legado.

Tampouco, o apoio a construção de escolas e universidades pela África que sua fundação desenvolve, na intenção do desenvolvimento social e pacificação de zonas de conflito nesta região.

Nem mesmo o fato de ser reconhecido como pai da filantropia moderna, inspirando dezenas de empresários que vieram após ele a declararem a doação de suas fortunas em vida, como Bill e Melinda Gates com sua fundação, ou o megainvestidor Warren Buffet. Não.

Estas são apenas materializações da vontade em retribuir de um homem que declarou um dia que:

“O homem que morre rico, morre, então, um homem desgraçado”.

Declaração essa baseada, talvez, em sua batalha interna entre as crenças de sucesso passadas por sua mãe e as crenças de um pai que maldizia os ricos e a revolução industrial, pois perdeu a ocupação de tecelão nesta transição.

Curioso né? Até mesmo um cara desses passava por conflitos internos causados por suas crenças, veja só.

Ou, talvez, sua declaração tenha sido inspirada na noção de que não estamos neste mundo para sempre e que, invariavelmente, quando desenvolvemos nosso potencial máximo e recebemos todas as recompensas que o mundo e a liberdade podem nos oferecer, voltamos nossa missão para contribuir com um mundo melhor e potencializar o desenvolvimento dos nossos semelhantes.

Enfim, meu objetivo aqui não é julgar ou estudar a mente do Andrew, mas apresentar qual foi o maior legado deixado por ele para você.

O fato é o seguinte:

A herança que ele deixou tem o poder de transformar sua vida e te colocar no caminho da independência financeira.

Esqueça ideias e fórmulas mágicas.

Andrew percorreu a trilha do sucesso, desde sua infância pobre na Escócia, até tornar-se o homem mais rico e um dos mais poderosos em seu tempo, reconhecido como um dos homens que construiu a América (EUA) moderna.

Somente então, desenhou e disponibilizou o seu mapa do sucesso para o público.

Seu desejo era o de criar um mapa das atitudes, mentalidade e ferramentas que o auxiliaram nesta caminhada.

Seu desejo de contribuição era tanto, que entre ele e seus rivais, a competição nas últimas décadas de suas vidas era sobre quem deixaria o legado mais significativo para a humanidade.

E não era qualquer rival que ele enfrentava nessa missão. Um de seus “adversários” na filantropia era ninguém menos do que John D. Rockefeller, o magnata americano do petróleo.

Legado registrado

Seu conhecimento foi compartilhado através de ideias registradas em seu próprio livro, The Gospel of Wealth, em tradução livre “O Evangelho da Riqueza”.

Também, está presente em todo conhecimento transmitido durante mais de 20 anos ao jovem jornalista Napoleon Hill, autor de Quem Pensa Enriquece, a Lei do Triunfo, entre tantos outros livros sagrados para quem quer se tornar um investidor de sucesso.

A partir da aproximação com Napoleon, abriu seu Master Mind* e sua rede de relacionamentos, desafiando-o a encontrar um padrão entre as mentes mais empreendedoras e bem-sucedidas de sua época, que pudesse ser traduzido em uma fórmula para o sucesso e compartilhá-la com o mundo.
*Master Mind: um grupo de pessoas que cria uma consciência coletiva para o desenvolvimento e concretização de suas ideias

Graças ao acesso a este conhecimento, muitas famílias simples encontram um mapa para revolucionar suas vidas.

A visão deste homem impactou, seguramente, mais de 100milhões de vidas. Napoleon Hill tinha vendas de mais de 20milhões de cópias de seu livro profundamente influenciado por Andrew, Quem Pensa Enriquece, em 1970.

Andrew foi um dos primeiros a viver o sonho americano como é conhecido hoje.

Foi um dos primeiros, no novo modelo econômico que surgia na época, a provar que o seu passado não determina o seu futuro, sim suas escolhas. A compreensão desta crença é fundamental na construção de nossos mapas para o sucesso.

Todos nós temos mapas mentais baseados em nossa educação familiar, emocional e social. Se você não acredita nisso, responda-me agora a primeira coisa que lhe vem à mente:

  • Qual sua maior crença sobre sucesso?
  • Quem é seu modelo de sucesso?
  • A atitude desta pessoa influenciou em sua crença sobre este assunto?

Você, provavelmente, visualizou uma parte importante do seu mapa aí. Construirmos referências é um passo fundamental no processo de nos tornarmos bem-sucedidos e financeiramente livres.

Seu mapa mental é um mapa que te direciona para o sucesso? Ou é um mapa que te guia para armadilhas e mais armadilhas?

Independente de sua resposta, a boa notícia é que você pode redesenhar seu mapa, reprogramar sua mente. Nas obras de Andrew e de Napoleon, você encontra as melhores dicas. Muitos escritores de educação financeira que fazem sucesso hoje, têm suas bases em seus ensinamentos.

Enfim, o Andrew a quem me refiro neste texto, é o homem sobre o qual falo neste vídeo:

Seu nome, é Andrew Carnegie, esse senhor da foto aí embaixo. Ele fundou a Carnegie Steel, a primeira grande companhia de aço que existiu e que deu suporte a construção das grandes pontes que conectaram as linhas férreas dos Estados Unidos de ponta a ponta, bem como os prédios residenciais e comerciais que formaram as metrópoles americanas.

Sem medo de errar, poderíamos comparar a importância da inovação de sua empresa, na época, ao que a Apple e o Google representam hoje no mundo dos negócios.

Sua empresa era tão valiosa, que foi cobiçada pelos maiores investidores da época, encabeçados por JP Morgan, que a compraram por uma quantia tida como obscena pelo próprio Andrew, que escreveu em um pedaço de papel o valor pelo qual venderia sua companhia, sem acreditar que alguém pagaria aquele valor.

Quando sua proposta foi aceita, ele simplesmente não acreditou e, diz a lenda que, ao apertar a mão do comprador, já com o negócio fechado, este o parabenizou:

– Parabéns Sr. Andrew, o senhor acaba de se tornar o homem vivo mais rico da face da terra.

Surpreso, ele teria questionado se os investidores pagariam o dobro caso ele tivesse pedido, ao que seu comprador disse que sim com um aceno de cabeça.

Liberdade Financeira e Andrew Carnegie: foi um dos maiores empreendedores da História e definiu o modelo para transferir conhecimento sobre sucesso, como é feito atualmente

Assista ao vídeo e descubra mais sobre sua história inspiradora no vídeo acima, o qual gravei em frente a uma de suas grandes obras, o Carnegie Music Hall.

Se você gostou da história do Andrew, deixe seu comentário!

Se quiser aprender mais sobre para o sucesso financeiro, deixe seu e-mail aqui embaixo, ganhe um simulador automático de investimento em imóveis na planta e receba nossos materiais de estudo em primeira mão!

[epico_capture_sc id=”796″]

Artigos relacionados

Como planejar seu tempo e dinheiro?

Como planejar seu tempo e dinheiro?

Como planejar seu tempo e dinheiro? Refletindo sobre o que é o tempo, Santo Agostinho disse uma frase que se tornou emblemática…