Investimento Imobiliário como Alternativa à Previdência

Investimento Imobiliário como alternativa à previdência

Com as recentes mudanças no cenário político brasileiro, encabeçadas pela aprovação da nova previdência, é preciso buscar outras opções de investimentos para a aposentadoria, porque depender no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), não é uma boa ideia.

Como analisamos nesse artigo a mudança no sistema da previdência causará um grande impacto nas contas públicas e no bolso de quem planejava contar com esse benefício

Se você não quer chegar à velhice tendo que enfrentar problemas financeiros, é hora de começar a fazer um planejamento focado na aposentadoria.

Até pouco tempo atrás, uma opção interessante para investidores de perfil conservador era investir no Tesouro Direto.

Esse investimento é um programa do Governo Federal, no qual a pessoa empresta dinheiro para a União, por meio da compra de títulos públicos.

O investimento mais conservador do Tesouro Direto é o Tesouro Selic, que remunera de acordo com a Taxa Selic, a taxa básica de juros da economia.

Na tentativa de estimular o consumo, o Governo vem cortando a Selic com frequência, sendo que hoje, ela está no seu patamar mais baixo já registrado, que é de 4,5% ao ano.

Descontando a inflação anual, o rendimento real de uma aplicação no Tesouro Selic é quase nulo atualmente.

Especialistas dizem que o cenário atual é propício para o investimento em ações.

Mas para aplicar em ações, é preciso muito conhecimento para não perder dinheiro com as frequentes oscilações do mercado.

Para quem quer uma rentabilidade superior àquela do Tesouro Direto, mas não se sente confortável para investir em ações, uma boa alternativa são os investimentos imobiliários ou com garantias imobiliárias (também chamado de lastro em imóveis)

Alternativas à previdência

Aquisição de imóveis

Quando se pensa em investimentos imobiliários, uma das primeiras opções que vêm à cabeça das pessoas é a compra de imóveis.

A ideia é adquirir imóveis com a finalidade de alugá-los.

Aí já está um dos benefícios da aquisição de imóveis, pois eles começam a gerar renda assim que forem locados, o que pode acontecer pouco tempo após a compra de uma construção pronta.

Outra característica positiva é que um imóvel costuma se valorizar bastante ao longo do tempo, além de ser um investimento seguro, pois é baseado em um patrimônio real, e não em papéis e especulações.

A dificuldade maior é juntar um montante para comprar o primeiro imóvel.

Após superar essa barreira e quitar a propriedade, você pode usar o valor do aluguel de um imóvel para pagar a parcela do financiamento de outro.

Assim, é possível criar uma cadeia de propriedades.

Para quem não quer ter que se preocupar com inquilinos e com outras questões relativas à administração de um imóvel, é possível escolher outras opções de investimentos imobiliários.

Fundos imobiliários

Nesse caso, investir em um fundo imobiliário é uma ótima solução. De um modo geral, os fundos funcionam pelo sistema de cota.

O investidor compra uma cota de um ativo, correspondente a um pedaço do fundo.

O dono da cota passa a ter direito de receber uma parcela dos lucros gerados pela aplicação.

Uma das vantagens dos fundos imobiliários está no fato de que a pessoa não precisa ter um alto montante para começar, pois é possível comprar uma cota do imóvel.

Além disso, não há preocupações com a administração do imóvel.

Letras de Crédito Imobiliário

Entre os investimentos imobiliários, existem também as Letras de Crédito Imobiliário (LCI).

São títulos de renda fixa emitidos por instituições bancárias, com prazo definido.

O banco usa os valores captados para financiar atividades do setor imobiliário, em troca de uma rentabilidade anual pré-fixada.

Quer saber mais sobre esse assunto?

Fique por dentro do nosso grupo exclusivo de leitores no Facebok!

Artigos relacionados

SELIC

Nova Queda da SELIC

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, conhecido como COPOM, anunciou, nessa quarta-feira, dia 05 de agosto, um novo corte na taxa básica de

A pergunta mais importante

A Pergunta Mais Importante

Você sabe qual é a pergunta mais importante que um investidor deve fazer ao considerar um investimento? Quanto eu vou ganhar? Não. Essa não é a mais importante.