Quanto Antes Melhor | Wall Street e a dica #1 para quem quer investir em imóveis

Muitos alunos da escola perguntam: “Qual é a dica mais importante que preciso saber para começar a investir em imóveis?”

A resposta é simples: Quanto antes MELHOR…

Para entender assista o vídeo 😉

PS: Ops! Falhou a memória… O personagem do filme não é o Tom Cruise, mas o Charlie Sheen.

Até o próximo vídeo…

___________________________________________________________________________

A dica mais importante para quem está começando no mercado imobiliário: Quanto Antes Melhor

Estou gravando esse vídeo para responder uma pergunta que é bastante recorrente em nossos cursos, palestras e e-mail que recebemos na Escola de Investidores, que é a seguinte:

“Rafael, se eu fosse investir no mercado imobiliário amanhã, qual a dica que não pode faltar?”

E essa dica é bastante simples: quanto antes melhor!

 

Quanto antes melhor!

Como assim, quanto antes melhor? Você pode estar se perguntando.

O mercado imobiliário é uma cadeia de valor. Ele começa lá na compra do terreno, depois na concepção de um projeto, mais tarde na aprovação dos projetos e licenciamento dele.

E aí vamos para a etapa de construção, de lançamento, e quanto mais perto do lançamento, menos chances você tem de agregar valor nesse processo.

Por isso “Quanto antes melhor”.

Quando você compra um terreno, por exemplo, você começa do zero. Ali você tem um mundo de valor para agregar. Então, a dica é bem simples: Quanto antes melhor!

 

2 Perspectivas…

Você pode ver essa dica de duas perspectivas.

O primeiro é ao agregar valor, que eu comentei anteriormente, e o segundo é através da informação privilegiada.

Como assim, informação privilegiada?

Vou usar uma história para explicar melhor o que quero dizer por informação privilegiada.

Filme Wall Street

Não sei se você já assistiu o filme Wall Street, da década de 80, com Michael Douglas e o Charlie Sheen?

No filme o Michael Douglas é um grande investidor e especulador do mercado financeiro e conhece o Charlie Sheen. Os dois fazem um acordo, no qual o Charlie Sheen vai ceder informações privilegiadas da companhia que ele trabalha, para que o personagem do Michael Douglas possa fazer as especulações dele da bolsa de valores.

O que acontece é que eles acabam ganhando muito dinheiro fazendo isso, mas eles também vão para a cadeia, porque no mercado financeiro isso é ilegal.

Então, qual é a grande vantagem que eles tiravam fazendo esse tipo de especulação com informação privilegiada?

Eles sabiam o que iria acontecer antes que todos do mercado. Então, conseguiam se posicionar para ganhar muito dinheiro com isso. Contudo, isso é proibido!

Na bolsa tem uma regra simples, uma empresa, quando ela tem alguma informação que é relevante, ela precisa divulgar essa informação nos noticiários, em veículos de grande circulação, ao mesmo tempo para todo mundo.

No mercado imobiliário usar informação privilegiado é permitido!

No mercado imobiliário não existe essa obrigação, até porque seria impossível reunir informação de cada quarteirão que é diferente. Muda o preço de uma região para a outra para todos ao mesmo tempo. Isso não existe. É de uma assimetria de informações gigantesca.

Então, a partir daí já começa a ser uma grande vantagem, o fato de que no mercado imobiliário você pode fazer uso de informação privilegiada.

Então, de posse dessa informação privilegiada no mercado imobiliário, você pode começar a fazer os seus investimentos.

Agora você deve estar se perguntando:

Mas de que forma eu posso fazer o uso, ou até mesmo encontrar essa informação privilegiada?

Eu tenho uma dica bastante simples para você. Você mesmo pode começar a prospectar terrenos e executar projetos. Ou seja, você está sendo o condutor deste processo.

Você também pode buscar uma incorporadora, se apresentar como investidor e demonstrar interesse. Mostrar que você tem dinheiro para ajudar a incorporadora a viabilizar o projeto.

Você pode entrar ajudando a incorporadora a comprar um terreno, ou você pode ajudar financiando a construção. Algumas incorporadoras abrem espaço para que os investidores sejam sócios em seus empreendimentos.

Ou ainda, você pode fazer aquela entrada um pouco mais tarde, mas ainda assim, na lógica do quanto antes melhor.

Que é comprando uma ou duas unidades antes de eles lançarem o empreendimento, normalmente as incorporadoras fazem isso, elas queimam uma unidade ou duas para fazer caixa, para lançar o empreendimento, para pagar anúncio de jornal, etc.

Então, você, próximo ao dono de uma construtora, pode ter acesso a essas informações.

E se, por acaso, você não tiver nenhum contato dentro de uma construtora/incorporadora, você pode ir buscar essas informações privilegiadas com outros profissionais, como os corretores de imóveis.

Existem muitos corretores de imóveis especializados em lançamento de imóveis, que tem contato com várias incorporadoras e que possuem informações privilegiadas. Inclusive alguns vendem terrenos para essas incorporadoras e ajudam elas a desenvolver e conceber projetos.

Então, uma das formas e você se aliar a esses corretores.

Cuidado com a tabela ZERO!

Tem uma outra possibilidade que pode acontecer, que é a de te oferecerem um empreendimento na tabela zero, ou na tabela um, que recém foi lançado, “que pouca gente sabe”.

Toma cuidado, que essa não é o tipo de investimento que se encaixa nessa dica que estou dando aqui. No conceito de quanto antes melhor, e de contar uma fonte de informação privilegiada.

Se o imóvel já foi lançado, essa já não é mais uma informação exclusiva.

Ou seja, ele já está exposto ao público. Nesse caso, a sua chance de agregar valor nesse processo fica pequena. E aí, o que passa a contar é a valorização do imóvel. Nesse caso, você já começa a entrar naquela faixa de especulação.

Concluindo…

Essas foram as dicas de hoje!

Eu realmente espero que elas tenham lhe ajudado.

Se você gostou das dicas, deixa aqui abaixo um comentário e compartilhe com um amigo seu. Você pode estar ajudando outras pessoas com esse conhecimento.

E principalmente, inscreva-se na Lista VIP, para receber conteúdos exclusivos da Escola de Investidores.

Até a próxima!

Artigos relacionados

A pergunta mais importante

A Pergunta Mais Importante

Você sabe qual é a pergunta mais importante que um investidor deve fazer ao considerar um investimento? Quanto eu vou ganhar? Não. Essa não é a mais importante.