A Economia Compartilhada e os Investimentos

Qual é a inovação que está revolucionando a construção civil e o investimento imobiliário?

Uma das perguntas mais recorrentes que eu tenho ouvido ultimamente é quais são as novas tendências de construção e de investimento que vão impactar para quem gosta desse setor.

Eu vou te explicar sobre essas tendências (e todo o conteúdo que falarei nesse artigo) no vídeo abaixo. Caso prefira, você pode assisti-lo:

 

As bikes foram um marco nas cidades. Em diversos lugares elas são patrocinadas por bancos, e as pessoas tem acesso a elas pelo celular, podendo pegar e utilizar a bicicleta em qualquer lugar, e depois devolver em outro ponto, dando acesso para a próxima pessoa.

Assim como as bikes, temos diversas outras modalidades que surgiram ao longo do tempo, ampliando esse conceito de economia compartilhada.

O Uber, onde aquele proprietário de um carro ele  se disponibiliza a dirigir o seu carro para transportar outras pessoas, sem burocracias como ter um ponto de táxi ou regulações maiores, apenas necessitando ser cadastrado no aplicativo.

O Airbnb que são as locações por temporada onde as pessoas disponibilizam ou um imóvel inteiro, um quarto, ou às vezes até um sofá que estão disponíveis na sua casa, e isso as ajuda a fazer uma renda extra. Essa locação também ajuda pessoas que estão indo para uma cidade a terem hospedagem por preços mais acessíveis.

Temos os espaços dentro dos coworkings, as novas salas comerciais, onde antigamente você teria uma enorme burocracia e gastos como alugar, pagar internet, contratar um secretário  para atender, pagar o cafezinho, e tudo isso sozinho. Hoje você compartilha todas essas despesas fixas com outras pessoas e tem seu lugar nessa sala por preços mais acessíveis.

São N modalidades de investimento coletivo que vem evoluindo e isso influencia também na forma de pensarmos os empreendimentos imobiliários, otimizando a forma como o investidor pode ter retorno através do investimento imobiliário.

Os benefícios da economia compartilhada e colaborativa são o acesso a objetos e serviços que normalmente você não teria se tivesse que investir integralmente por conta própria, e do lado do investidor otimiza e potencializa o uso e a rentabilidade daquilo que ele possui.

Tomemos como exemplo um patinete compartilhado: se você investisse para comprar um patinete para si, você o usaria alguns minutos por dia, no máximo uma hora duas horas, e teria que arcar com o valor integral. Pelo aplicativo, por apenas alguns reais, você pode usufruir da mobilidade do patinete sem a necessidade de ter o valor para comprar um.

No mundo dos investimentos imobiliários a presença da economia compartilhada também está modificando a maneira de investirmos. Um imóvel hoje que está bem localizado e permite a utilização facilitada desses diversos serviços de economia compartilhada tem seu valor aumentado. Você sabe como avaliar se o imóvel é um bom investimento?

A integração entre os empreendimentos e essas tecnologias de compartilhamento são uma poderosa ferramenta que já está sendo utilizada na construção de empreendimentos inovadores.

E você investidor, como a economia compartilhada está afetando a sua vida?

Artigos relacionados

SELIC

Nova Queda da SELIC

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, conhecido como COPOM, anunciou, nessa quarta-feira, dia 05 de agosto, um novo corte na taxa básica de

A pergunta mais importante

A Pergunta Mais Importante

Você sabe qual é a pergunta mais importante que um investidor deve fazer ao considerar um investimento? Quanto eu vou ganhar? Não. Essa não é a mais importante.